Periodontia

Periodontia Clínica:

Essa área da periodontia é voltada para o tratamento que cuida dos tecidos periodontais, aqueles que dão suporte e sustentação aos dentes. Visa prevenir, diagnosticar e tratar doenças que atingem a gengiva, o ligamento periodontal e o osso alveolar.

A gengivite e a periodontite são os problemas mais comuns da gengiva. A preocupação com essas inflamações é grande, pois em casos avançados pode levar perda dental, portanto avaliações periódicas são necessárias para verificar a saúde da gengiva.

O sintoma característico da doença periodontal é o sangramento gengival, mas devemos estar atentos também para inchaço na gengiva, gosto ruim na boca, mau hálito, alterações na posição dos dentes, mobilidade, retrações gengivais, retenções de alimento, etc.

Os tratamentos são feitos por técnicas de raspagem supra e subgengival para remoção de placa bacteriana, biofilme bacteriano e tártaros, resíduos acumulados onde muitas vezes o fio dental e escova não alcançam e são incapazes de remover.

Além da raspagem periodontal, muitas vezes são indicados medicamentos e produtos bucais com função terapêutica para controlar os processos inflamatórios.


 

Periodontia Estética:

Esta área da periodontia visa promover simetria entre os tecidos do periodonto, os dentes e face de modo geral. São realizados procedimentos e tratamentos para harmonizar o conjunto.

• Gengivoplastia

Procedimentos como a Gengivectomia e Gengivoplastia, por exemplo, são utilizados no tratamento de pessoas que apresentam sorriso gengival. Neste caso, muitas vezes há um volume exagerado na gengiva, sendo necessário reduzir seu tamanho de modo a promover uma exposição maior dos dentes, equilibrando a proporção gengiva-dente, melhorando a harmonia entre lábios, dentes e linhas do sorriso.

Hoje existem diversos tipos de procedimentos para correções gengivais, como a adequação de alturas, aumento ou diminuição de volume,  tratamento de gengiva escura ou acinzentada, normalmente proporcionada pelo metal de prótese dentárias e a readequação estética para próteses dentárias e coroas ou laminados cerâmicos (lentes de contato dental).

 

• Enxerto Gengival / Recobrimento Radicular

Indicado para pacientes que apresentam algum tipo de retração ou recessão gengival. Problema que se caracteriza pela diminuição do tecido gengival, causando exposição da raiz dentária, causando sensibilidade entre outros problemas.

A cirurgia de recobrimento radicular consiste na utilização de enxertos para a reparação da raiz exposta, evitando recessões mais profundas e também prevenir o surgimento de cáries radiculares.

Os benefícios acerca deste procedimento são reduzir a sensibilidade dentária, evitar cáries radiculares, restaurar a saúde gengival, pois comidas e bebidas quentes, frias ou ácidas e mesmo a escovação dessas raízes expostas podem causar sensibilidade extrema.

Em casos de pacientes que possuem recessões gengivais devido à gengiva mais fina, podem beneficiar-se com o aumento da espessura gengival por meio do uso de enxerto gengival.